Eu sempre quis ser convidado para um casamento na Europa, pela curiosidade de ver este evento acontecendo em outra cultura diferente da minha. Claro que se eu fosse convidado para um casamento, imaginava que seria na Irlanda, mas para minha surpresa, acabei sendo convidado para um casamento na Grécia. O casamento é de um amigo inglês, que eu conheci no Japão. Consequentemente, fui também convidado para a despedida de solteiro dele.

Em inglês britânico, a despedida do homem se chama “stag party”, a tradução seria festa do veado; a despedida da mulher se chama “hen party”, que a tradução seria festa da galinha. Cômico não? Já em inglês americano, ambas são chamadas de “bachelor party”.

Se você está em Dublin há algum tempo, já deve ter notado grupos de mulheres vestidas com blusas iguais e uma delas com um véu? Sim, esta é a noiva. Geralmente elas fazem muita festa, bebem e andam com alguma coisa relacionada ao genital masculino, por exemplo, um pênis inflável. Os homens são mais discretos, também usam camisetas iguais, mas geralmente o foco é beber.

Outra situação que acontece é geralmente as pessoas da Irlanda irem para o Reino Unido fazer as despedidas, e o pessoal do Reino Unido vir para a Irlanda. Porém, isso não é regra geral, as despedidas de solteiro podem acontecer no mesmo lugar onde os noivos moram ou mais distante, em outro país.

Outro fato interessante é que a despedida de solteiro dura mais de um dia, um final de semana, por exemplo. Essas despedidas, normalmente, são organizadas pelos padrinhos/madrinhas, que em inglês se chama “best man” e “bridesmaid”. Mas há casos em que os próprios noivos organizam a despedida de solteiro.

Na despedida do meu amigo inglês, foram 5 dias em Barcelona. Alugamos um apartamento para 10 pessoas e ficamos todos juntos. Essa despedida teve um tema, que foi o Grand Prix da Catalunha. Portanto, nossas camisetas tinham escrito “Bruce GP” nas costas, Bruce é o sobrenome do noivo e GP de Grand Prix. Na frente, cada um teve seu nome escrito. Um dos padrinhos organizou tudo: camisetas, hospedagem, voos, transfers, etc.

O que é muito comum também é fantasiar o noivo/noiva. O meu amigo foi vestido de pilota de fórmula 1, já saindo fantasiado do aeroporto de Londres.

Durante os dias em Barcelona, o plano era fazer atividades que incluíssem o maior número de integrantes, como ir à praia, sair para jantar e beber à noite. Em alguns momentos o grupo se separava, por exemplo, uns foram visitar o estádio de futebol Camp Nou, enquanto outros foram à praia. Uns foram assistir à fórmula 1, outros não. Também rolou um pub crawl e um passeio de scooter elétrica.

Revisado por Paula Machado em 20/05/2017

Video por Steve Hennessy