Uma das maiores comemorações na Irlanda está chegando, o dia de São Patrício.

O festival em Dublin será de 16 a 19 de Março.

Há sempre muitas perguntas e dúvidas em torno de São Patrício.
Viemos contar um pouco sobre ele. Venha conosco conhecê-lo!

Mas afinal, quem foi este santo?

Segundo a igreja católica, São Patrício, também conhecido como o Padroeiro da Irlanda, nasceu no Reino Unido e chegou à Irlanda ao 14 anos, depois de ser capturado por piratas irlandeses, sendo então tratado como escravo e obrigado a pastorear ovelhas.

Seu cativeiro durou 6 anos, quando ele teve um sonho e Deus disse-lhe para deixar a Irlanda indo para a costa. Quando São Patrício chegou à costa, encontrou alguns marinheiros que o levaram de volta para a Grã-Bretanha, onde ele reencontrou sua família.

Alguns anos mais tarde, ele teve uma visão, onde ele ouvia súplicas para que voltasse a Irlanda e servisse ao povo.

A visão o direcionou ao estudo do sacerdócio. Quando tornou-se bispo, foi enviado à Irlanda, chegando em Slane no dia 25 de março de 433.

Por que ele tem o trevo como símbolo?

São Patrício usava o trevo (shamrock) para explicar a Santíssima Trindade (pai, filho e espírito santo) em suas pregações.

Por que ele é comemorado no dia 17 de março?

Patricio pregou e converteu por toda a Irlanda por 40 anos. Depois de viver por anos na pobreza, viajando e sofrendo muito, ele morreu no dia 17 de março de 461 em Saul, onde construiu a primeira igreja irlandesa.
Acredita-se que ele está enterrado na Down Cathedral, Downpatrick. Seu túmulo foi marcado em 1990 com uma pedra de granito.

A crença popular atribui a São Patrício o desaparecimento das cobras da ilha. Podemos encontrar algumas gravuras do santo, na qual ele aparece esmagando-as com seu cajado. Mas algumas evidências científicas sugerem que a Irlanda Pós-Era Glacial não era habitada por serpentes.

Por que todos saem vestidos de verde nesta comemoração?

Reza a lenda que o verde refere-se ao trevo. Outros dizem ser referência à Irlanda, por ser um país muito verde. Já diz outra história que foi em 1798, quando a sociedade reformista United Irishmen, para conseguir apoio da população, vestiu-se de verde e saiu às ruas no dia de São Patrício. Segundo o folclore irlandês, os leprechauns irão beliscar àqueles que não estiverem vestidos de verdes no dia de São Patrício, pois eles não aprovam quem não estiver com a aparência verde.

Ninguém sabe ao certo, então escolha um motivo, se cubra de verde e aproveite este evento maravilhoso, que recebe inúmeros turistas e nativos para celebrar São Patrício.

Confira o que vai rolar pela cidade no site oficial do festival: www.stpatricksfestival.ie

A “Parade”, anunciada como o melhor desfile do Dia de São Patrício no mundo, traz uma sensação distintamente carnavalesca. O desfile de rua conta com carros alegóricos elaborados e com artistas de representação de toda a Irlanda, bem como as bandas marciais que compõem o desfile.

O desfile inicia na Parnell Square North ao meio dia. Leva aproximadamente 2 horas para passar a O’Connell Street, Westmoreland Street, Dame Street e terminar na St Patrick’s Cathedral, na Patrick’s Street.