O Dublinando de hoje traz algumas dicas e sugestões para quem for visitar a Irlanda, especialmente Dublin, pela primeira vez. Sites específicos sobre culinária ou pontos turísticos existem muitos, mas poucos descrevem curiosidades ou situações embaraçosas que podem ser evitadas, por isso, decidi compartilhar aqui.

  1. Não cumprimente um irlandês com abraços e beijos. Pode parecer bem engraçado, mas aconteceu comigo. Quando cheguei na Irlanda, ou melhor em Dublin, fui cumprimentar meu orientador com um abraço e percebi seu embaraço. Os irlandeses não curtem muito essa aproximação, então, um “Hi, How are you?” já está de bom tamanho. Guarde os abraços para os brasileiros que você encontrar por aqui.
  2. Se você quiser complementar o “Hi” use a expressão “What’s the craic”… mas nunca, jamais, confunda “crack” com “craic”. A pronúncia é a mesma, mas o significado não. Nos primeiros meses aqui em Dublin, escutei de um pesquisador essa expressão: “Hey, I came for some craic!”, eu achei que estava em um lugar super liberal, mas na verdade, “craic” é em irlandês e quer dizer “fun” em inglês, ou “diversão” em português.
  3. Não compre sombrinhas lindas e … caras. Embora em Dublin chova muito, as sombrinhas são, na maior parte do tempo, inúteis por causa do forte vento. Eu perdi a conta de quantas já comprei e quantas tive que jogar fora. Foi então que decidi comprar uma capa de chuva, proteção de mochila e sapatos adequados para os tempos chuvosos.
  4. Não compre na rede Tesco sem antes fazer o cartão fidelidade (Clubcard). Os pontos podem ser ampliados em até 4 vezes do valor das compras, e podem ser trocados por vouches em lugares como Hard Rock Cafe, Malahide Castle, entre outros. Na sua primeira compra, use um cartão temporário, que existe em todos os caixas disponíveis e a primeira compra pode ser registrada.
  5. Não vá ao zoológico durante o inverno. O zoo é bem grande e está no Phoenix Park, mas como o inverno aqui é muito rigoroso, chuvoso, ventoso, chatosooooo… (neologismo forte aqui..:)), a chance de ver os animais saltitantes é reduzida. Prefira passear pelo Phoenix Park e tomar um café na cafeteria do parque.
  6. Se seu inglês não for avançado, evite entrar no Leprechaun Museum. A mobília em grande escala torna a visita interessante e divertida, mas boa parte do tour é uma contação de história e algumas piadas não terão a menor graça. Prefira então pagar a entrada do Dublinia, onde a história da chegada dos Vikings é mais interativa.
  7. Não saia do ônibus sem agradecer. Palavras cordiais a quem está prestando um serviço, demonstram respeito e consideração por quem está facilitando a sua jornada diária. Cheers!
  8. E por último, não deixe de provar o Irish Guinness Beef Stew, de preferência quando estiver com bastante fome. Muitos restaurantes oferecem esse prato e as porções são bem servidas.

Aproveite cada oportunidade de vivenciar incríveis experiências aqui, e se o dia estiver lindo, não fique dentro de casa! 🙂

Revisado por Paula Machado em 02/04/2017.