Nesta época do ano na Irlanda (mais precisamente desde fevereiro), para brasileiros recém chegados, é meio chocante andar por supermercados, lojas tipo 1.99, lojinhas de quinquilharias e se deparar com corredores cheios de ovos e todo tipo de decoração relacionada à Páscoa. Pensando nisso, eu conversei com alguns irlandeses sobre como que eles celebram a Páscoa por aqui. Será que eles dão ovos de chocolate uns aos outros?

A resposta é sim! Eles se presenteiam com ovos de chocolate, mais para as crianças do que para os adultos. Mas pelo que parece, o tamanho e a marca não é tão importante, como no Brasil. Para se ter ideia, um ovo de páscoa na Irlanda custa em média de 2 a 10 euros. Há aqui um tipo de ovo que leva o nome de Creme Egg, ovinho de chocolate da Cadbury, que faz muito sucesso, sendo o favorito de muitos irlandeses, crianças e adultos. Creme egg tem uma casquinha de chocolate e é recheado de fondant branco e amarelo (para imitar um ovo de verdade).

Durante a quaresma, os irlandeses tendem a se abdicar de algumas coisas, deixam de comer algo que gostam ou tentam evitar alguns hábitos, uma forma mais moderna de Jejuar. Passada a quaresma, é bem comum que eles participem da tradicional missa no domingo de Páscoa, tendo em seguida um banquete em família, vindo então a troca de ovos de chocolate. Há àqueles que fazem o mistério da Páscoa com o coelhinho, pintando as patinhas pela casa, para surpreender as crianças.

Diferentemente do Brasil, a sexta-feira Santa (good Friday) não é feriado na Irlanda. Porém, por se tratar de um país que tem a maioria da população católica (em torno de 78% de acordo com o senso de 2016), as instituições públicas, escolas, universidades e uma boa parte das empresas não funcionam nesse dia. Como na maioria dos feriados na Irlanda, (bank holidays) o feriado de Páscoa é na segunda-feira, logo após o domingo de Páscoa.

Outra curiosidade é sobre a venda de álcool na Sexta-feira Santa. Assim como no dia de Natal, não é permitida a venda de bebidas alcoólicas no país das 10pm da quinta-feira até às 10am do sábado. A lei é um tanto antiga, data de 1927, alguns esforços estão sendo feitos para mudar isso, mas por enquanto nada de Pub na sexta-feira Santa!

Feliz Páscoa, que nesse período do ano, independente da crença, possamos refletir sobre nossa própria história, em busca de um mundo melhor! São os votos da equipe Dublinando.

Revisado por Paula Machado em 9/4/2017

Imagem destacada: http://www.yourirish.com
Demais fotos: o autor