Sabemos que há muitas informações disponíveis sobre como tirar o visto para os Estados Unidos na Irlanda. Mas nós, do Dublinando, achamos que informação nunca é demais.

Se a sua nacionalidade está na lista dos 38 países que fazem parte do Programa Visa Waiver, você deve solicitar a autorização ESTA (Electronic System for Travel Authorization) para entrar nos Estados Unidos. A maioria dos passaportes europeus está nessa lista. Você pode encontrar mais informações clicando aqui.

Infelizmente, os portadores de passaporte brasileiro precisam aplicar para o visto da forma tradicional. Mas isso nem é tão ruim, pois a maioria dos brasileiros estão conseguindo 10 anos de visto e a taxa de aprovação está perto de 100%.

Uma vez que você possui o visto válido, você poderá entrar e sair dos EUA multiplas vezes, é claro, sempre obedecendo o limite máximo de permanência a cada entrada. Por outro lado, portar o visto válido não garante a entrada nos EUA. Ao desembarcar em território norte-americano, você irá passar pela imigração e eles que possuem o poder de decisão de autorizar ou não a sua entrada, assim como acontece na maioria dos paises europeus.

Vamos aos passos para os brasileiros (e outras nacionalidades fora do Visa Waiver) residentes e/ou estudantes na Irlanda aplicarem para o visto dos EUA. Trataremos apenas do visto B2 que é de turismo e visita.

Primeiramente, você precisa preencher o formulário DS-160 e ter uma foto de acordo com os padrões exigidos aqui. Se você precisar de uma ajudinha com o formulário esse post aqui pode te ajudar.

O próximo passo é pagar a taxa de 160 dólares e agendar a entrevista aqui, o pagamento pode ser feito com cartão de débito, crédito ou transferência bancária.

Por fim, você deve comparecer no dia da entrevista com seu passaporte, uma foto 5×5 cm (você pode gerar sua própria foto aqui), comprovante de pagamento da taxa, página de confirmação do seu formulário DS-160 impressa e os documentos que comprovem que você mora na Irlanda e possui fundos suficientes para se manter o tempo indicado no formulário DS-160, como carta da escola, contrato de trabalho, recibo de pagamento de salário, extrato da conta bancária, etc.

O prazo médio de espera para entrevista está em torno de 15 dias para Dublin. Depois da entrevista, o seu passaporte será enviado para o local indicado no agendamento da entrevista. Para enviar o passaporte para o seu endereço, será cobrada uma taxa de 30€. O tempo de processamento é em torno de 5 dias.

Revisado por Paula Machado em 22/7/2016.