Quando você observa essa imagem, você deve pensar: A natureza é incrível, não é mesmo?

Nesta edição, o Dublinando irá descrever um pouco sobre os efeitos que esta flor exótica exerceu, no passado, sobre a economia e como ela ainda encanta tantas pessoas.

Embora as tulipas apareçam estampadas em cartões postais da Holanda, essa flor silvestre é nativa das montanhas centrais da Ásia, devido às condições climáticas da região. A rota para a Europa se tornou possível durante o Império Otomano. O comércio de mercadorias entre sultões era bastante comum, e as tulipas eram um desses objetos de desejo da época.

Aproximadamente em 1590, um jardim botânico foi criado na universidade de Leiden e o botânico Carolus Clusius plantou sua primeira tulipa. Devido ao comércio internacional, a economia Holandesa passou a crescer constantemente e as pessoas se tornaram obcecadas por Tulipas. Estas estavam não somente em grandes jardins, mas em porcelanas e azulejos.

Uma bolha[1] econômica começou e a popularidade das tulipas cresceu ainda mais. Um simples bulbo de tulipas, por exemplo, valia cem vezes mais comparada ao preço do ouro; antes da quebra de mercado[2], seu valor era equivalente a uma casa inteira (wow)! De repente, as pessoas começaram a comprar e vender tulipas como uma alternativa de enriquecimento. Porém, o colapso econômico foi inevitável e pela primeira vez, a demanda por tulipas foi menor que a oferta e seu preço despencou, como resposta do mercado.

   

Padrão de tulipas em azulejos; Preço do Bulbo de Tulipa e a Instabilidade da Economia – Museu das Tulipas em Amsterdam

Hoje em dia existe uma grande variedade, em torno de 3.000 tipos de tulipas divididas em 15, cada uma com uma beleza singular.

Quando visitei o Jardim de Tulipas Keukenhof, pude me dar conta da facilidade de ficar encantada por elas!

 

[1] Bolha: termo usado para definir um aumento incomum no preço de mercado de ativos, normalmente ocorrem devido a especulação ou euforia coletiva
[2] Colapso econômico ou quebra de mercado: momento em que um ativo perde seu valor drasticamente

Fontes:
http://www.investopedia.com/features/crashes/crashes2.asp
http://www.holland.com/global/tourism/discover-holland/traditional/tulips/history-of-tulips-in-holland.htm
https://www.gardenia.net/plant-variety/tulip-types

Revisado por Paula Machado em 07/05/2017.