Figurante, em inglês extra. Você com certeza já assistiu muitos deles na televisão, cinema, etc. São aquelas pessoas que ficam em segundo plano nas cenas, são aquelas pessoas que por exemplo, ficam fingindo que estão em um pub bebendo pint (que na real não pode beber), tomando um café, conversando, andando de bicicleta ou simplesmente caminhando na rua. Aquelas pessoas que, por coincidência, nunca olham para a câmera… seria falta de curiosidade? Não, é geralmente ordem do diretor.

No começo, parece muito estranho fingir que você está conversando e não poder emitir nenhum som durante a gravação; segurar uma caneca de café quentinho e não poder tomar (algumas produções nem café servem, a caneca está vazia), ou aquela pint geladinha com um amigo, tudo de mentira. Mas, depois de um tempo, você se habitua à vida de mentirinha das produções.

Por onde começar? Aqui na Irlanda conheço dois sites que agenciam isso. O MovieExtras.ie e o backstagecasting.net. O primeiro, é pago e mais organizado, então vamos começar por ele.
O Movie Extras é uma agência de Bray que você tem de pagar uma anuidade para se cadastrar. O comum são opções de um ou dois anos, mas já vi mensal, trimestral ou semestral, tudo depende da necessidade deles. Eu optei por anual, assim que cheguei na Irlanda. Paguei 89,90 euros, por ter feito o pagamento antes do casting. O pagamento postergado seria de 99,90 euros. Paguei on line com meu cartão de débito e agendei meu casting em um hotel que eles indicaram, em um sábado (geralmente acontece no sábado, mas já vi anunciarem 4 dias direto de casting).

Depois que você tira as fotos (casting), eles levam uns 15 dias para colocarem elas no seu perfil, alguns castings são cobrados à parte, vale conferir as instruções no site antes. Nesse caso, se você não quiser pagar, você pode inserir as fotos no perfil você mesmo, para não pagar por elas. Embora eu achar que vale a pena, pois fica em torno de 20 euros e você tira 4 fotos profissionais em estúdio com maquiagem (opcional) e tudo mais.

E o inglês precisa estar afiado? Geralmente não. Toda a equipe é super atenciosa e paciente, os procedimentos são padrões. Depois de estar com o cadastro ativo, você começa a receber os checks de disponibilidade por mensagem de texto, whatsapp, por e-mail ou por ambos, você que escolhe no cadastro. Nesses checks eles geralmente enviam a produção, o dia, o horário previsto e quanto você vai ganhar. Tudo varia de produção para produção. O check você responde somente Yes ou No. Se você for selecionado você irá receber outra mensagem dizendo o horário, endereço e qual roupa você tem de levar. Em caso de produção de época, o figurino é próprio deles, mas na maioria das vezes você grava com suas próprias roupas.

Vou usar o exemplo do Fair City, aquela novela que está no ar há cerca de 20 anos na Irlanda, no canal RTÉ 1. Essa é sempre gravada em D4 Donnybrook, na própria RTÉ. Chega-se na recepção principal trazendo 4 opções de roupas (geralmente casual ou smart para pub/restaurante), e aguarda a chamada dos extras. Tem uma pessoa que coordena os extras. Existem dois tipos de gravação: em estúdio ou cenários. Estúdios são os ambientes fechados como pubs, restaurantes, etc. E cenários são na rua, onde tem uma vila toda de mentira.

Algumas produções pagam mais, como filmes, séries e comerciais de televisão. Comerciais são os mais bem pagos. Eu, por exemplo, já gravei um filme de Bollywood e uma série da BBC que pagavam melhor que o Fair City, e ainda te davam todas as refeições. No Fair City você ganha somente café (manhã e tarde, depende do horário que você está gravando).

O trabalho é super simples, você só tem de obedecer alguns comandos, tipo: “3, 2, 1 action”, “stand by”, “first position”, “freeze”, e outras. Em geral você espera muito mais do que grava. Em filmes e séries você fica em torno de 10 a 12 horas a disposição para gravar 1 ou duas horas. O interessante é que nesses intervalos você fica conversando com os outros extras, aproveitando para praticar o inglês e aumentar sua rede de amigos e contatos.

No backstagecasting.net você faz o cadastro gratuito no site, põe suas próprias fotos e aguarda ser chamado para algo. O pagamento ainda é pelo correio, por meio de cheque. Eles não são tão organizados quanto o Movie Extras, mas sendo o cadastro gratuito, não custa tentar.

Resumindo, uma forma de tirar uma grana extra em Dublin, ou se você está sem fazer nada, dá para ganhar algum dinheiro sem muito esforço.

      

Revisado por Paula Machado em 27/05/2017