No dia 08 de março celebramos o Dia Internacional da Mulher, mas sabemos exatamente o por quê?
Logo após a revolução industrial, muitas mulheres passaram a trabalhar em fábricas desempenhando um papel fundamental no processo de industrialização da época. Essa transição ocorreu em muitos países ao redor do mundo, além do continente Europeu, e foi responsável por manifestações femininas, buscando melhores condições de trabalho. Esse movimento marcou um século de revoluções trabalhistas, direito ao voto e busca por melhores condições de vida.
Hoje o Dublinando traz algumas mulheres que fizeram história, que lutaram para conquistar seu espaço e deixaram sua marca no mundo através de seu talento, inovação e pioneirismo.
Hypatia de Alexandria
Uma das primeiras filósofas, matemáticas e astrônomas. Através de observações, conhecimento e vasto acervo científico, deduziu que o mundo girava em órbitas elípticas ao redor do Sol, muito antes de Galileu Galilei. Foi apedrejada até a morte por defender seus ideais.
Marie Skłodowska-Curie
Ganhou dois prêmios Nobel pelas pesquisas realizadas sobre radioatividade. Cientista polonesa, naturalizada francesa, foi a primeira pessoa a receber os dois prêmios (Física e Química). Dois elementos radioativos químicos: polônio (nome homenageia seu país natal) e o rádio foram frutos de suas descobertas.
Joanne Kathleen Rowling ou J.K.Rowling
Após lançar seu primeiro livro da série Harry Potter, muitos ainda pensavam que as iniciais J.K.R. eram de um escritor. Esse anonimato inicial foi necessário para entrar em um mercado restrito por escritores. Atualmente, Joanne ou J.K.Rowling é considerada uma das maiores escritoras de todos os tempos.
A primeira empresa de cosméticos criada por Helena Rubinstein
A americana fundou a primeira empresa de cosméticos do mundo, tornando-se uma das maiores desse segmento. Sua riqueza foi destinada a obras de caridade, pesquisas no campo de educação, arte e saúde.
Charlotte Cooper conquista a primeira medalha de ouro olímpica
A tenista britânica Charlotte Cooper conquistou títulos em torneios de prestígios durante sua carreira, mas foi em 1900 (Paris), que Charlotte se tornou a primeira mulher a conquistar medalha de ouro em uma olimpíada.
Malala Yousafzai, a mais nova a ganhar o prêmio nobel
Estudante paquistanesa que lutou pelo direito à educação de meninas no Talibã. Após ser atingida por disparo em seu caminho à escola, tornou-se uma representante global dos direito femininos, especialmente o direito à educação. Ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2014.
Ada Lovelace escreveu o primeiro código de computador
Ada Augusta King, Condessa de Lovelace, criou notas sobre a máquina analítica de Babbage, que foram republicadas após cem anos. Surgia então, o primeiro algoritmo de computador para calcular os números de Bernoulli.
O dia 08 de março foi adotado pelas Nações Unidas somente em 1977 e o empoderamento das mulheres continua sendo uma das características centrais dos esforços da ONU em todo o mundo.
Fontes:
http://www.un.org/en/events/womensday/history.shtml
http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/Biographies/Hypatia.html
http://historybooksreview.co.uk/what-did-hypatia-know-science-of-agora/
http://www.biography.com/people/marie-curie-9263538#synopsis
https://olhardigital.uol.com.br/noticia/conheca-ada-lovelace-a-1-programadora-da-historia/40718
http://www.revistaeducacao.com.br/aos-17-anos-malala-yousafzai-ganha-premio-nobel-da-paz/
http://nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1903/marie-curie-bio.html
Revisado por Paula Machado em 5/3/17