Você já deve estar cansado de ouvir que a terra da rainha é mesmo incrível, mas um tanto quanto salgada! Por isso nós, do Dublinando, resolvemos te dar uma ajudinha na hora de balancear a diversão com os gastos em libras esterlinas.
Vamos combinar que um passeio de London Eye (roda gigante) e uma visita ao Madame Tussauds (um dos mais famosos museu de cera do mundo), entre tantas outras atrações turísticas pagas, são lugares inevitáveis durante a sua visita na capital inglesa.
O que a maioria das pessoas não sabe é que a empresa que administra os trens no Reino Unido tem uma promoção na qual, quem tem um bilhete de trem válido, pode comprar dois ingressos turísticos pelo preço de um.
Um bilhete de trem válido é um bilhete da data que você for visitar a atração, ou se o bilhete for de ida e volta, qualquer dia incluindo o dia da ida e/ou da volta. Lembre-se, o bilhete deve ser exclusivamente de TREM. Não são válidos bilhetes de metrô, ônibus ou elétrico, bem como Oyster card. Todos os bilhetes de trem no Reino Unido possuem o símbolo de duas setas.
Em Londres há várias estações de trem, e mesmo que você não chegue à capital britânica de trem, você pode ir até qualquer estação e comprar um bilhete, na verdade 2, porque tem de ser um para cada pessoa. Para a compra das atrações turísticas, não é necessário validar o bilhete do trem, você pode comprar e visitar as atrações turísticas e usar os bilhetes do trem mais tarde.
Além de portar o bilhete válido você precisa acessar o site Days Out Guide e emitir seus vouchers, de acordo com a atração que você deseja visitar. É obrigatório um voucher impresso para cada 2 pessoas para cada atração, ou seja, se você esta num grupo de 6 pessoas para visitar a London Eye, você precisará de 6 bilhetes de trem e 3 vouchers impressos. Se você for visitar também o Madame Tussauds e/ou mais atrações, você precisará de mais um voucher impresso para cada 2 pessoas para cada atração e os 2 tickets de trem que você já tem e usou para a London Eye, por exemplo.
Outra informação bem importante para sua visita a Londres é sobre usar o capping e o Oyster Card no transporte.
O Oyster Card funciona como o Leap Card da Irlanda, você só precisa carregar e usar.
O cartão pode ser adquirido em qualquer estação de metrô e tem um custo de 5 libras reembolsáveis, que você pode pegar de volta ao devolver o cartão no final da sua visita, normalmente nas estações de metrô. Se você tem um cartão contactless da sua conta bancária na Irlanda, ele funciona tal e qual o Oyster Card, então você não precisa adquirir esse cartão, basta tocá-lo na entrada e saida do metrô e somente na entrada do ônibus.
Usando esse sistema de cartão você tem direito ao capping diário, ou seja, um valor máximo por dia independentemente de quantas viagens fizer, que depende da zona e do horário, confira aqui os valores para o metrô.
Já se você preferir usar somente o famoso London Bus, o capping custa £4,40. Lembre-se que, nesse caso, você não precisa adquirir um passe diário (Travel card) que geralmente custa bem mais caro do que o capping.
Londres também tem muitas atrações gratuitas e você pode economizar muito, se escapar das atrações turísticas mais famosas, pagas e bem pagas! Invista seu tempo nos parques e bairros mais alternativos como Camden Town (bairro onde morou Amy Winehouse) e Notting Hill.
Revisado por Paula Machado em 30/08/2016.
*Imagem destacada fonte: wikipedia.