Escolha uma Página

Você já imaginou ter um dia específico no ano para comer panquecas? Acredite ou não, na Irlanda (e em alguns outros países), esse dia existe.

E você sabe quando é esse dia? Não? Então venha comigo, que eu vou te contar!

O dia da panqueca é terça-feira de carnaval. Sim! Justamente no último dia de carnaval.
É o dia que antecede a quarta-feira de cinzas e a quaresma, exatos 47 dias antes da Páscoa, período em que os cristãos católicos acse resguardam e se abdicam de algumas coisas.

Mas por que comer panquecas na terça-feira de carnaval? A ideia, no passado, era de fazer a limpa no armário e gastar tudo o que se tinha de gorduras e açúcares (geralmente os mais tentadores), fazendo com que eles não estivessem presentes na quaresma.

Ovos, leite e açúcar eram alimentos não muito bem vistos durante a quaresma, porém, são os principais componentes da panqueca. No entanto, existe outra crença que diz, que os 4 ingredientes da panqueca representam os 4 pilares da fé: ovos: a criação, sal: a saúde, farinha: o sustento da vida, leite: a purificação.

Entre tantos contos, o que sabemos ao certo é que panqueca é uma delícia, seja ela doce ou salgada! Com queijo de cabra ou maple syrup!

Aqui na Irlanda, a mais tradicional é com limão e açúcar. Há quem prefira com nutella ou com morango e leite condensado. Minha combinação favorita é a de bacon com maple syrup!

Se você não sabe por onde começar, o dublinando te da uma receitinha:

Panqueca americana básica:

  • 1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 2 ovos batidos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • pitada de sal

Misture tudo. Aqueça a frigideira (aposte na frigideira antiaderente da Ikea), coloque um pouco da massa, de forma que ela fique grossinha (como a da foto) e vire quando começar a aparecer buraquinhos. Sirva com sua cobertura favorita e bom apetite!

Está de dieta? Não tem problema, segue aí uma receita saudável:

  • 1 banana madura, esmagada (se não estiver madura, coloque 1 minutinho no microondas e terá quase o mesmo efeito)
  • 4 colheres de farinha de aveia (não tem farinha de aveia? Sem problemas, você pode triturar a aveia no liquidificador ou no mixer)
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de óleo de côco (também pode ser usado para untar a frigideira, caso precise)

Bata o ovo, misture a banana amassada, a farinha de aveia, o óleo de côco e faça o mesmo procedimento da panqueca básica. Aposte em uma cobertura mais saudável, como mel ou melado de cana.

Se você é aquele estilo preguiçoso, vá até qualquer supermercado na Irlanda e você vai encontrar mistura pronta para panqueca. Basta adicionar água ou leite e agitar. Prepare suas panquecas na frigideira.

Se você é ainda mais preguiçoso, na Irlanda, você encontrará panquecas prontas em qualquer lugar. Basta colocá-las alguns segundinhos na torradeira/toaster e estará prontinha para servir.

Tente, invente, faça uma panqueca diferente! Tudo vale no dia oficial da panqueca!

Happy pancakes day!

Ps.: Este não é um post patrocinado pelo Tesco ou pela Ikea, infelizmente.

Revisado por Paula Machado em 25/02/2017