Foca na linguagem dos jornalistas é aquela pessoa que acabou de sair da faculdade e está em busca de grandes matérias, do furo jornalístico, algo que pode alavancar sua carreira. É a pessoa que tem sede do saber e ansiosa para crescer e se estabilizar. Mas é meio difícil isso acontecer logo no início da carreira, uma porque falta experiência, e outra, porque, muitas vezes, não temos a ajuda e nem suporte para produzir um grande material. Mas pode acontecer, não é impossível. Assim, como não é impossível, você chegar na Irlanda e arrumar um trabalho logo na primeira semana que você estiver aqui.
O custo de vida irlandês não é tão alto, o que pesa mais por aqui é o aluguel. Com um salário mínimo (8,65 euros por hora) e trabalhando no mínimo 10 horas por semana, que é uma média logo no início, você consegue pagar o aluguel, comer e ficar de boa sem muitos luxos.
Vidinha malemá
Como você ainda tem tempo, fica fácil tentar arranjar um outro trabalho ou, quem sabe, aumentam as suas horas no primeiro que você conseguiu. Com isso, você ganhará mais dinheiro e poderá começar a viajar, comprar coisas novas para você, enfim, você terá uma boa reserva de grana.
Mas para que mesmo que você veio para a Irlanda? Para fazer intercâmbio? Bom, o intercâmbio é a troca de culturas entre pessoas de diferentes culturas, em diferentes países. É um período que você passa estudando e/ou trabalhando em um outro país. É um passo muito importante na vida de um estudante. Mais do que a viagem, o intercâmbio representa se tornar independente de verdade, ir atrás das coisas, obter uma grande e inusitada experiência de vida.
Quando você planeja o seu intercâmbio, você sai do
seu país de origem com um propósito, um foco a ser
Acontece com muitos que começam a trabalhar demais e vêem que o dinheiro vem fácil. Começam a viajar, esbanjar nas baladas. Viajar é sempre bom, mas com moderação. Afinal você está viajando para conhecer novos países, aprender novas culturas, mais uma razão para não esbanjar, pois quanto mais você economizar, mais poderá viajar e conhecer diferentes países, pensando sempre no seu foco inicial.
O que temos que ter sempre em mente é que a execução dos pontos a serem seguidos, que exigem precisão e definição concretas. Comece a pensar como será quando você voltar para o Brasil. Muitos gostam tanto daqui que querem ficar anos e anos, mas e sua vida lá do outro lado? Sua família? Mais uma vez, cada um com seu objetivo, mas você veio para cá com uma intenção, então não se acomode e progrida. Aprenda inglês, fique fluente. Se esforce para aprender uma terceira língua, o que é possível, e aqui fica fácil.
No mundo atual, se destaca aquele que tem melhores qualificações. Já conseguimos chegar até aqui, viagem que poucos tem a oportunidade de fazer, então aproveite cada minuto passado aqui. Evidentemente, o desafiador cenário globalizado prepara-nos para enfrentar situações atípicas, nada mais apropriado do que aproveitar o momento e obter bons resultados, que há tempos são esperados.
Nunca é demais lembrar o peso e o significado desta viagem. A competitividade do mundo moderno é grande e para as relações profissionais, isso representa uma abertura para a melhoria na qualidade de vida. Percebemos, cada vez mais, que a necessidade de renovação causa um impacto profundo em nossa futuro. Então, não perca o foco. Se você veio para fazer dinheiro, tudo bem, é um direito seu, mas utilize isso muito bem. E se você veio para aprender inglês, estude sempre, procure fazer novas amizades e aprofunde seus estudos cada vez mais. Qualquer uma das opções trará bons benefícios para você, é só saber aproveitar a oportunidade e ser feliz! Pense nisso, analise os prós e contras e boa sorte!
Por: Cristiane Ramos ([email protected])
Ela tambem escreve para a revista Brasil ETC