Hoje o Dublinando conta um relato da nossa colaboradora Paula Machado. Ela encarou o receio de viajar sozinha e colocou o pé na estrada! Confira aqui sua história e algumas dicas. Obrigado Paula, por compartilhar conosco e boa viagem!
Esta semana o “memories” de alguma rede social me lembrou que fiz minha primeira viagem sozinha na Europa há 5 anos. Recém chegada a Dublin, falava pouquíssimo inglês, somado com timidez e pouca conversa (sou daquelas pessoas quietas, sabe?), achei que NUNCA conseguiria ter uma conversa com nativos da língua. Mas, uma das coisas que me ajudaram, devagarzinho, a ir me soltando e aprendendo, foi viajar sozinha.
Minha primeira viagem foi para Glasgow, na Escócia e organizei tudo com atenção: passagens, hostel, horários de cada voo, como chegar no aeroporto, valores, fiz uma pesquisa minuciosa, coloquei a mochila nas costas, coragem no peito e parti.
Estes dias conversava com uma amiga sobre o medo que todas (T-O-D-A-S) as mulheres sentem quando andam sozinhas. Porque ao primeiro risco ou desconfiança, já tememos sofrer algum tipo de abuso ou violência. Porém, na Europa a violência é bem menor, fazendo-nos sentir mais confortáveis ao andarmos sozinhas por aqui.
Em geral, sou uma pessoa bem cuidadosa e então, sempre preferi não andar sozinha à noite em lugares desconhecidos, por exemplo, mas essa é a minha escolha, não precisa ser a sua..
Para as pessoas mais comunicativas, viajar sozinha é ainda mais divertido, pois com certeza fará novas companhias e amizades. Eu adoro curtir minha própria companhia, bater perna, andar e entrar nos lugares que eu quiser, comer quando e onde eu decidir e isso é muito prazeroso para mim. É claro que viajar com amigos é muito legal! Mas, quando você viaja só, você é quem tem de tomar decisões, pedir informações, conversar, e isto te torna mais independente.
Para os recém chegados e para quem nunca viajou em sua própria companhia, fica a minha dica: viajar sozinha é uma grande oportunidade de aprender mais inglês e aprender a se virar sem outro alguém, para tomar as rédeas da viagem, será apenas você!
A Ryanair está normalmente com promoções, então, pegue um fim de semana ou alguma folga da escola/trabalho e planeje sua viagem!
Geralmente no intercambio fazemos muitas amizades, ficamos rodeados de brasileiros e às vezes não tiramos um tempinho para nós mesmos.
Se você tem algum receio, comece indo a lugares mais próximos e vá ampliando seu leque quando for ganhando confiança.
Viajar sozinha te permitirá se aproximar de novas pessoas e vivenciar novas experiências e sensações!
Good Luck and Bon voyage!