O Saint Patricks Day, comemorado hoje (17), é o feriado mais importante e a maior festa Irlandesa. Ocorre não apenas, aqui, em Dublin, mas em todo o mundo. Já que muitos irlandeses migraram durante as crises econômicas do país, para tentar uma vida melhor. O feriado é para celebrar o padroeiro da Irlanda Saint Patrick (São Patricío). Durante as comemorações a Irlanda, principalmente Dublin, recebe turistas do mundo inteiro.
As comemorações já começam antes do feriado em si, são basicamente quatro dias de festa e celebração. Este ano o St Patricks Festival começou no sábado, com diversas atrações artísticas e culturas espalhadas pela cidade. Parques de diversões, também, foram montados em pontos diferentes. É possível acompanhar todas as atrações através do site do festival, ou então do aplicativo para celulares e tablets.
Esse ano muitas foram as atividades, desde a tradicional competição de remo entre as rivais University College Dublin (UCD) e a Dublin University (Trinity College), no rio Liffey , até um festival de Whisky e cerveja irlandesa. A noite as ruas do Temple Bar são tomadas pelos Leprechauns, entre outros, e a diversão é ficar bebendo com os amigos nas ruas ou nos pubs. Um mini-carnaval, digamos. As comemorações foram encerradas hoje (17) com o tradicional desfile, que levou milhares de pessoas as ruas de Dublin. As cores da Irlanda estavam por todos os lugares, nas maquiagens, perucas, entre outros. É realmente uma grande celebração, que claro tem as cervejas como principal ingrediente.
Quem foi São Patrício?
Foi um inglês, que provinha de família rica, e em sua adolescência foi seqüestrado por piratas irlandeses e mantido como escravo, na ilha, por cerca de seis anos, até sua fuga. Voltando à Inglaterra, iniciou sua vida cristã. Em suas confissões ele disse que Deus apareceu em seus sonhos e o mandou retornar a Irlanda, agora para converter os Irlandeses ao catolicismo. Então em 432 D.C., ele retornou a ilha e começou o seu trabalho. Um mito irlandês alega que São Patrício utilizava um trevo de três folhas para ensinar a Santíssima Trindade ( Pai, Filho e Espírito Santo), por este motivo este é um dos símbolos da Irlanda, bem como o verde de suas vestes. São Patrício morreu em 17 de Março de 461, na cidade de DownPatrick, na Irlanda do Norte e é possível visitar seu túmulo até os dias de hoje.
Fotos: Lucas Colombo/Dublinando