Nesse post vou contar um pouco da minha experiência ao ter visitado uma das ilhas de Aran (em inglês: Aran Islands), que é um arquipélago formado por três ilhas próximas da costa de Galway. A maior das três ilhas chama-se Inishmore (gaélico irlandês: Árainn o Inis Mór); a ilha de tamanho médio chama-se Inishmaan (Inis Meáin) e a menor, situada ao leste, tem o nome de Inisheer (Inis Oírr, o Inis Oirtheach). Eu visitei somente a ilha Inishmore.

Sabe o que é mais interessante em visitar essas ilhas? O idioma! Sim, lá é um dos poucos lugares na Irlanda que você ainda encontra pessoas falando Irlandês no dia a dia! Além das paisagens de tirar o fôlego.

Cerca de um total de 1200 pessoas moram nas ilhas. Mesmo a maior ilha ainda é pequena e você pode visitar tudo em um dia. É possível fazer um bate e volta a partir de Galway. Eu estava com alguns amigos e resolvemos passar a noite na ilha, para ter mais tempo e aproveitar um pouco mais.

Como chegar: Existem tours saindo de Dublin, mas o jeito mais comum e barato é ir até Galway e pegar um tour de lá. O meu tour incluiu ônibus até o porto (o local, no porto, de onde sai o ferry, não é tão próximo ao centro de Galway) e ferry até a ilha. O trecho de ferry leva em torno de 45 minutos.

Nós optamos pela agência Galway Tour Company,  que vende o pacote do ônibus saindo de Galway e os bilhetes do ferry. O preço hoje é de 32 euros para adulto e 27 euros para estudante. A transação é feita pela internet mesmo, você só precisa se organizar para pegar os tickets na agência física em Galway, antes da partida do ônibus. Nós coletamos os tickets no dia anterior, pois passamos uma noite em Galway antes de irmos para a ilha.

Em Inishmore, há uma agência do banco da Irlanda (que abre somente alguns dias por semana), um correio, uma estação da garda (polícia irlandesa), uns 3 hotéis, e uns 3 pubs (esses funcionam todos os dias, obviamente!)

O único hostel da ilha chama Kilronan Hostel e tem um preço bem salgadinho, se você ficar somente uma noite (em torno de 35 euros). Porém, o preço baixa caso você fique mais de uma noite.

A melhor época para uma visita é certamente no verão, pois o dia será mais longo, com mais horas de luz. Mas mesmo assim, você vai precisar contar com a sorte. Nós pegamos praticamente 2 dias de chuva, vento e frio. Mas isso não nos impediu de visitar a Ilha. Se o tempo estiver bom, o melhor jeito é alugar uma bicicleta e pedalar pela ilha. As trilhas são bem sinalizadas e a maioria é asfaltada, para os principais pontos turísticos da ilha. Há também os micro-ônibus, que fazem o tour nestes pontos, estes são mais recomendados caso o clima esteja muito ruim. Tanto o tour de micro-ônibus, quanto o aluguel da bicicleta custam em torno de 10 euros cada.

Atrações na IlhaThe seven churches: complexo de ruínas de igrejas. Dún Aonghasa: paredões. Dún Dúchathair: fortaleza. The Worm Hole: uma piscina retangular natural à beira mar.

As outras ilhas também tem pontos turísticos interessantes. Agora que você chegou até aqui, pode facilmente visitar as outras ilhas, que tem acesso de ferry ou de avião. Isso mesmo, existe um voo saindo de Connemara para Inisheer com a companhia aérea Aer Arann. O voo leva apenas 6 minutos e está entre os 5 mais curtos do mundo.